domingo, 19 de outubro de 2008

Geladeiras

Eis que quando eu me encontro em situação de grande dúvida, bloqueio criativo ou desespero em relação a alguma questão, algum problema que não sei resolver, algo que preciso escolher, quando preciso me lembrar onde coloquei os documentos ou quando tenho uma enorme necessidade de escrever embora não saiba o quê; vou-me até a cozinha e abro a porta da geladeira.
Pergunto-me quantas das pessoas que habitam esse planeta também repetem esse ato. E é incrível como ele se dá: quase que imperceptivelmente, quando menos espero, estou eu a olhar os conteúdos internos desse eletrodoméstico. É resultado de algum ímpeto, alguma tendência natural e iminente aos seres humanos de buscar para si a luz; a luz interior e cercada de mistério. Como saber se ela realmente apaga quando a porta está fechada?
Sim. Eu abro a porta da geladeira nos meus mais íntimos momentos de dúvida. Tenho certeza que muitas outras pessoas também o fazem. Abrir a porta da geladeira e contemplar seus conteúdos internos é um ato de criação! Quantas devem ter sido as obras de artes pintadas, esculpidas ou escritas que brotaram de uma geladeiração? Quantos planos estratégicos de batalhas, quantas teorias, quantos filósofos, generais e vigaristas não devem o seu sucesso ao ato de geladeirar? Que seria de Clarisse Lispector se não fosse essa criação humana? Até onde teriam ido Platão ou Aristóteles se eles tivessem uma geladeira em mãos?
Abrir a porta da geladeira move vinte e um músculos. Sim, eu sou a favor do uso de geladeiras nas academias de musculação. E haveria diversos pesos diferentes como “ovos”, “enlatados” e “carnes”. Exercita o bíceps, o tríceps e os ombros; e após terminar os exercícios, o musculando ainda pode pegar uma garrafinha de água ou mesmo colocar a sua própria garrafinha para gelar. Porque geladeiras fazem bem para o corpo e para a mente.
Deixo aqui o meu tributo a essa grande invenção humana, de suma importância para nossas vidas intelectuais e que, ainda por cima, conserva alimentos.

Um comentário:

Liana disse...

a luz da minha geladeira tá queimada, acredita? literal e metaforicamente falando.